Submissão de resumos expandidos para o V Colóquio de Redes, Estratégia e Inovação

Esse evento acadêmico tem por objetivo aproximar alunos da graduação, pós-graduação, professores, pesquisadores, empresários e o público em geral interessados nas temáticas abaixo segue informações detalhadas do evento, contamos com sua participação e envio de trabalhos.

V Colóquio de Redes, Estratégia e Inovação

(13 e 14 de outubro de 2014 na UNIP em São Paulo – SP)

 

TEMA: Redes, Estratégia e Inovação no Agronegócio Brasileiro

 

O Colóquio de Redes, Estratégia e Inovação é um evento científico realizado anualmente pelo GEREI (Grupo de Estudos em Redes, Estratégia e Inovação) da UFLA (Universidade Federal de Lavras), agora em associação com o Mestrado em Administração da UNIP (Universidade Paulista), cujo objetivo é fortalecer o campo de estudos em Redes, Estratégia, Relações Interorganizacionais, Gestão do Conhecimento, Tecnologia e Inovação. Em torno destes objetos, a proposta consiste em estudar as dinâmicas e as implicações teóricas e empíricas para o contexto organizacional. O evento foi criado no ano de 2010, sendo essa sua quinta edição, todas de abrangência nacional.

 

Em iniciativa pioneira, o V Colóquio de Redes, Estratégia e Inovação será realizado em parceria com a UFLA e a UNIP, nos dias 13 e 14 de outubro de 2014, na cidade de São Paulo. O objetivo é um novo salto no número de submissões, ampliando a base de participantes pela associação a um grande centro gerador de conhecimento. O tema, “Redes, Estratégia e Inovação no Agronegócio Brasileiro”, conecta-se ao fato de este ser o ano internacional da agricultura familiar, reforçando a importância do campo para o país. Serão mais palestras, debates, painéis e apresentações que nas edições anteriores, contando com convidados e participantes de diversas instituições para incentivar a geração de conhecimento, a troca de experiências e o desenvolvimento cultural.

A programação do evento estará disponível no site:  https://www.nucleoestudo.ufla.br/gerei

 

Datas Importantes

 

Datas

Descrição

1º/08/2014

Início das submissões

06/09/2014

Data limite para submissão de trabalhos

20/09/2014

Divulgação dos trabalhos selecionados para o evento

13/10/2014

Credenciamento e início do evento


Regras para submissão dos trabalhos (Resumos Expandidos)

 Submissão de trabalhos

1.     Os trabalhos devem ser submetidos na categoria de Resumo Expandido (mínimo de 3 e máximo de 6 páginas);

2.     Os trabalhos deverão ser originais, inéditos e estarem relacionados com as áreas descritas no Colóquio (Redes, Estratégia e Inovação);

3.     Os trabalhos aprovados serão apresentados sob a forma de pôsteres;

4.     Cada inscrição dará direito a um número máximo de 3 (três) trabalhos por autor/apresentador;

5.     Serão permitidos até cinco autores por trabalho; 

6.   Os trabalhos devem ser enviados somente para o e-mail: coloquio.gerei@gmail.com

 

Normas gerais

                 Ø Oarquivo com o trabalho deverá estar no formato Microsoft Word (versão 2003 ou superior);

Ø  Os trabalhos devem ser redigidos apenas em português;

Ø  Devem ser digitados em papel de tamanho A4;

Ø  Utilizar fonte Times New Roman tamanho 12 pts, espaçamento simples, sem numeração de páginas;

Ø  As margens esquerda, direita, superior e inferior deverão ser iguais a 2,5 cm;

Ø  Os trabalhos deverão ter entre 3 e 6 páginas com referências inclusas.

Ø  O Resumo do trabalho deve conter no mínimo 150 palavras e no máximo 300 palavras, ser justificado, em um único parágrafo e em itálico. Logo abaixo do resumo deve ser indicado de 3 a 5 palavras-chave.

Ø  O autor deve indicar para qual das 3 áreas do evento está enviando o trabalho (Redes ou Estratégia ou Inovação)

 

Título principal do trabalho

Deve estar em letra maiúscula, negrito e centralizado.

 

Autores

O nome dos autores do trabalho (máximo cinco) deve ser redigido em letras maiúsculas, centralizado e numerado (1, 2, 3, …), logo abaixo do título principal do trabalho.

No rodapé da primeira página, deverão vir os vínculos institucionais dos autores com o nome da Instituição e Departamento aos quais estiverem vinculados e o e-mail de contato. Cabe destacar que o comitê científico do evento enviará versão para os avaliadores/pareceristas sem esta identificação.

 

Texto

O texto deverá estar dividido em seções (RESUMO, INTRODUÇÃO, REFERENCIAL TEÓRICO,  MÉTODO E PROCEDIMENTOS, RESULTADOS E DISCUSSÃO, CONCLUSÃO, REFERÊNCIAS) e subseções (quando necessárias). As seções devem estar em negrito e maiúsculas, alinhadas à esquerda e as subseções também alinhadas à esquerda e em negrito, só que em minúsculas. No caso de ensaios teóricos, pode-se fazer uma adequação na denominação destas seções.  As seções e subseções não devem estar numeradas.

 

Figuras (se houver)

As figuras devem ser numeradas em algarismos arábicos e referenciadas no texto. Os títulos devem estar localizados na parte inferior, alinhados à esquerda.

 

Tabelas (se houver)

As tabelas devem ser mantidas na orientação da página, ou seja, no formato retrato. Caso seja necessário divida a tabela em duas ou mais mantendo a orientação retrato. O título deverá estar localizado na parte superior, alinhado à esquerda e precedido de numeração sequencial com números arábicos. Fontes e/ou legendas deverão ficar na parte inferior da tabela.

 

Fórmulas (se houver)

As fórmulas devem ser numeradas em algarismos arábicos e referenciadas no texto.

 

Referências:

Na seção Referências devem ser listados apenas os trabalhos mencionados no texto, em ordem alfabética do sobrenome, pelo primeiro autor. Dois ou mais autores, separar por ponto e vírgula. Os títulos dos periódicos não devem ser abreviados. A ordem dos itens em cada referência deve obedecer às normas vigentes da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT.

 

Observações:

  • Os trabalhos serão avaliados pelo sistema blind-review (a versão que irá para os avaliadores não conterá o nome nem dados dos autores);
  • Os estudos serão considerados como versão final e, portanto, não serão permitidos ajustes em quaisquer partes do artigo após a submissão;
  • Não será permitido alterar os autores e coautores após a submissão. Especialmente, não será permitido incluir autores após a submissão;
  • Todas as informações contidas no trabalho, desde sua formatação até a exposição dos resultados, são de exclusiva responsabilidade dos seus autores;
  • Os trabalhos devem ser enviados somente para o e-mail: MailScanner detectou uma possível tentativa de fraude de “br-mg6.mail.yahoo.com” MailScanner detectou uma possível tentativa de fraude de “br-mg6.mail.yahoo.com” coloquio.gerei@gmail.com
  • Prazo final para envio de trabalhos: até as 23h59min do dia 6 de setembro de 2014;
  • Os resultados dos trabalhos aprovados estarão disponíveis a partir do dia 19/09/2014;
  • Os melhores trabalhos em cada uma das 3 áreas do evento receberão certificado de Menção Honrosa, anunciada durante o evento.

  

DESCRIÇÃO DAS ÁREAS DO EVENTO

  

TEMA 1: Redes

Relações Interorganizacionais e Redes: Processo de formação de redes de negócio. Redes sociais.  Análise estrutural de redes. Composição das redes. Redes de relacionamento. Compartilhamento de informações. Redes organizacionais. Networking. Redes complexas. Fluxos de informações.Cooperação nas relações interorganizacionais.

Aglomerados produtivos: Desenvolvimento de aglomerados produtivos, Cooperação e aprendizagem nos aglomerados. Estruturas dos aglomerados. Vantagem competitiva nos aglomerados. Mecanismos de governança nos aglomerados.  Desenvolvimento de produtos e inovação nos aglomerados. Aglomerados e cadeias de valor globais.

Capital socialInteração entre organizações. Confiança compartilhada entre  empresas. Capital social e desenvolvimento econômico. Informação e conhecimento. Cooperação e inovação. Laços fortes e fracos. Gestão estratégica do capital social. Estruturas de rede e do capital social. Buracos estruturais.

Temas correlatosAssuntos pertinentes ao tema não incluídos nesta especificação.

 

TEMA 2: Estratégia

Estratégia e cooperaçãoEstratégias coletivas e co-opetição. Processos cooperativos. Estratégias no contexto das relações interorganizacionais. Reciprocidade. Interação competitiva. Teoria dos jogos.

Estratégia e empreendedorismoAbordagens teóricas e metodológicas do empreendedorismo nas redes. O empreendedor, seus modelos mentais e sua atuação estratégica. O empreendedorismo e as redes de cooperação como fonte de vantagem competitiva. O papel  e a atuação do empreendedor no ambiente de negócios brasileiro.

Vantagem competitiva: Desafios teóricos e metodológicos do conceito de vantagem competitiva. Posicionamento estratégico. Competências básicas e competências dinâmicas. Processos de busca pela vantagem de mercado.

Mudanças estratégicas: Cenários e técnicas de prospecção. Análise externa e interna. Processos de mudança e adaptação estratégicas. O papel da liderança e da equipe. Estratégias deliberadas e emergentes.

Estratégia empresariaisEstratégias genéricas de posicionamento. A relação entre as estratégias empresariais e funcionais. O escopo horizontal e vertical da firma. Crescimento da firma. Integração vertical. Estratégias de diversificação e gestão de portfólio. Decisão de alocação de recursos. Fusões e aquisições. Business Groups.  Governança corporativa e conselho de administração. O efeito da estrutura de propriedade, controle e custos de agência na estratégia e na vantagem competitiva.

Estratégia, governo e desenvolvimentoRelações entre estratégia empresarial, sociedade, e políticas públicas. Desenvolvimento, globalização, variedades do capitalismo. Relações entre os contextos institucional e político, estratégia e mercado. Relações empresa e governo. Economia política nos âmbitos de empresa, mercado e conhecimento. Geopolítica, instituições internacionais e seus impactos na prática e na pesquisa em estratégia. Perspectivas críticas em estratégia.

Temas correlatosAssuntos pertinentes ao tema não incluídos nesta especificação.

 

TEMA 3: Inovação

Inovação de negócios: Gestão da inovação. Inovação em aglomerações territoriais. Parques tecnológicos. Cooperação, cooprodução, aprendizado e inovação. Inovação aberta (open innovation) e colaborativa. Inovação e diminuição de custos e riscos aos processos empresariais. Inovação em modelo de negócio.

Inovação, tecnologia e competitividade: Gestão da tecnologia. Planejamento e gestão da inovação e competitividade. Vantagens competitivas internacionais via inovação tecnológica. Construção de novas capacitações competitivas locais, setoriais e nacionais. Processo de inovação e mercados nacionais e internacionais. Cooperação e desenvolvimento tecnológico. Indicadores de inovação e competitividade. Gestão de empresas de base tecnológica.

Gestão do Conhecimento: Processo de criação do conhecimento. Gestão do conhecimento nas organizações. Gestão do conhecimento nas redes. Capital humano nas organizações. Tecnologia da informação e ferramentas de suporte a gestão do conhecimento.

Políticas e gestão de ciência e tecnologia: Relações governo-universidade-empresa. Gestão de ambientes de inovação: prospecção tecnológica, incubadoras, centros de pesquisa e desenvolvimento (P&D), parques tecnológicos, tecnologia industrial básica e observatórios tecnológicos. Financiamento da inovação e venture capital. Políticas e acordos de internacionalização de negócios. Interação entre políticas públicas e de inovação. Sistemas nacionais e setoriais de inovação. Políticas públicas para internacionalização e inovação. Gestão da inovação e ambiente institucional.

 

Temas correlatosAssuntos pertinentes ao tema não incluídos nesta especificação.

 

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